Página principal / notícias

22/08/2007


Magazine Luiza é a melhor empresa do Brasil para a mulher trabalhar



O Magazine Luiza é a melhor empresa para a mulher trabalhar no país, de acordo com pesquisa realizada pelo Great Place to Work, principal consultoria do assunto no mundo, presente em 30 países. O estudo, realizado em parceria com a revista Época, integra o guia As 100 Melhores Empresas para Trabalhar. A rede, com sede em Franca, no interior paulista, também está entre as dez melhores para se trabalhar. Há 11 anos a empresa figura nesta seleta relação, sendo que em 2003 foi classificada em primeiro lugar.
A pesquisa entrevistou mais de 253 mil profissionais de empresas que atuam no Brasil em diversos segmentos, e o destaque foi o aumento da participação feminina nas melhores empresas. Em 2006, as mulheres ocupavam, em média, 38% dos cargos; e neste ano o índice subiu para 42%, sendo que 32% dessas mulheres ocupam cargos de liderança, contra 29% no ano passado.
No Magazine Luiza foram entrevistados mais de 900 funcionários, que enviaram suas respostas diretamente ao Great Place to Work, em total sigilo. A participação feminina na rede é ainda mais expressiva. Dos 11 mil colaboradores, 47% são mulheres, o equivalente a 5.170 pessoas, o que demonstra o equilíbrio entre homens e mulheres. Elas também ocupam três cargos de diretoria e 106 de gerência. Para comemorar esta conquista, cada colaboradora da empresa receberá, de presente, um pingente banhado a ouro, em uma celebração especial do Rito de Comunhão. Haverá também grande divulgação nos canais internos de comunicação, tais como a TV e a rádio corporativas e o portal de intranet.
De acordo com a superintendente da rede, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, essa diversidade entre masculino e feminino é muito rica para a empresa. "A forma de trabalhar de cada um é diferente. O homem é racional e busca mais os objetivos e resultados. Eles são mais assertivos e geralmente têm autoridade interna. Já a mulher tem uma forma de gerenciar que leva muito em conta a intuição, a sensibilidade e a percepção. Ao mesmo tempo, ela também demonstra foco nos resultados, mas é uma forma diferente de lidar", analisa Luiza.
O título de melhor empresa para a mulher trabalhar deve-se a atitudes inovadoras. O Magazine Luiza possui uma política de Recursos Humanos baseada na valorização do trabalho da mulher e na crença da sua evolução. A rede varejista realiza uma série de programas que visam a dar qualidade de vida, capacitação técnica e evolução pessoal, para que suas funcionárias tenham visão de mundo mais ampliada.


Cheque-mãe


Além dos benefícios estendidos a todos os funcionários, como o auxílio à educação dos filhos portadores de necessidades especiais, bolsa-escola, que contribui para muitos colaboradores realizarem ou concluírem uma graduação, participação nos lucros, entre outros, há o Programa de Apoio às Mães, também conhecido como cheque-mãe, criado para atender às necessidades das mulheres que tinham seu primeiro bebê e estavam saindo da empresa por não terem condições de pagar alguém para olhar essa criança. Por meio desse benefício, as mulheres com filhos de até 10 anos recebem uma ajuda mensal de R$ 200. Assim, podem pagar uma babá ou ajudar as avós das crianças, que muitas vezes deixam de trabalhar para cuidar dos netos. Quando implantado, em 1998, esse programa reduziu em 80% as saídas voluntárias das mães.
O Magazine Luiza também acompanha de perto as mulheres que querem fazer carreira. Quando elas precisam ser transferidas, ou fazer estágio em outro local, a rede controla o tempo que ela vai passar fora de casa e longe da família.
Há ainda o Cheque Educação Especial, um apoio permanente aos pais e mães que têm filhos com deficiência. Desde o início deste ano, os colaboradores do Magazine Luiza que têm filhos com deficiência recebem um apoio extra da empresa. Esse apoio foi desenvolvido para proporcionar uma educação mais qualificada sem limite de idade, uma vez que os filhos com deficiência necessitam de alguns cuidados a mais por toda a vida. Independente do cargo ou função, qualquer colaborador com no mínimo seis meses de empresa pode solicitar o benefício mensal de R$ 250.
A rede também oferece o reembolso de farmácia para casos de doenças crônicas ou graves. Por meio de um fundo criado pela empresa, os funcionários portadores de doenças graves têm parte de suas despesas com medicamentos reembolsadas (entre 50% a 100%). Este benefício é extensivo aos dependentes diretos.
Além destes benefícios, o Magazine Luiza mantém um seguro de vida em grupo para todos os profissionais que constantemente se deslocam a serviço da empresa. Este benefício é pago integralmente pela rede. Os funcionários que estudam podem negociar seus horários de estágio, quando estes coincidem com o de trabalho, diretamente com suas gerências. "Por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal, os colaboradores ainda têm facilidade na aquisição e construção da casa própria, com juros menores do que os praticados no mercado", diz Telma Geron, diretora de Recursos Humanos da rede. O Magazine Luiza também oferece Plano de Saúde Nacional, Ticket Restaurante, Plano Odontológico e um plano de previdência complementar estendido.
Segundo Geron, o número de mulheres no mercado de trabalho vem crescendo acentuadamente devido às características especiais em sua forma de gerenciamento. "No Magazine Luiza percebemos que as mulheres têm se destacado em diversos setores, desde o financeiro até os de produtos para bebês e brinquedos. Elas possuem uma sensibilidade diferente e isso as diferencia dos homens e traz a elas vantagens que as empresas valorizam muito", comenta a diretora de Recursos Humanos. 
 




   

Seu nome:

Seu e-mail:

Nome destinatário:

E-mail destinatário:

Mensagem:




Todos os direitos reservados à Ricardo Xavier Recursos Humanos®
A reprodução, parcial ou total, do conteúdo deste site é permitida, bastando mencionar a fonte.